domingo, 17 de outubro de 2010

Obesidade Exige Resposta Urgente!

Boa tarde a tds...Eu irei postar uma reportagem que saiu no jornal daqui em sampa que eu achei hiper interessante espero que todos gostem!
JUH

Os dados relativos ao excesso de peso e à obesidade divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)exigem uma resposta imediata.Ao demostrar que o sobrepeso atinge mais de 30 % das crianças entre cinco e nove anos, 20 % da população entre 10 e 19 anos, 48% das mulheres e 50,1 % dos homens acima de 20 anos, a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) testemunha a negligência com a qual a questão vem sendo tratada no Brasil.
Mais do que analisar essas estatísticas, é fundamental entender suas previsíveis consêquencias. Nesse sentido, outro estudo, "Doenças Crônico-Degenerativas e Obesidade: Estratégia Mundial sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde"é revelador. Este relatória da OMS (Organização Mundial da Saúde)mostra que até 80% das doenças coronarianas, 90% dos casos de diabetes do tipo 2 e um terço dos cânceres poderiam ser evitados com mudanças na dieta, atividade física e abandono do tabagismo.
Em termos gerais, as doenças crônicas atrelada à obesidade, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo, são responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de mortes anuais.
Portanto, são urgentes medidas capazes de reverter o quadro apontado pelo IBGE. A solução implica um amplo processo educativo por parte das autoridades, da sociedade civil, dos profissionais da saúde e as familias.
O CRN-3(Conselho Regional de Nutricionistas da 3° Região)realiza anualmente a Campanha de Prevenção à Obesidade, cujo objetivo é conscientizar e prevenir. É premente a multiplicação de ações como essa, pois o Brasil não pode continuar passivo ante problema tão grave de saúde pública.

Reportagem tirada do jornal Diário de São Paulo sabado -09 de outubro de 2010
Escrita por Olga Maria Silverio Amancio: é presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) e professora de nutrologia da USP.


Um excelente termino de domingo
Beijos Fraternais!


6 comentários:

  1. Olá, me de licença para entrar neste teu mundo, obrigada pela sua visita e pelas suas palavras tão gentis, aos poucos vou visitar todo o teu espaço, mas por hoje venho dizer, que esta imagem é muito triste, e que nos faz refletir em muito sentidos, a falta de informação, a falta de apoio, a má alimentação , e tantas outras, precisamos mudar a mentalidade, das crianças, dos jovens para que mudem de hábitos e ajudar de alguma forma sem preconceitos aqueles que sofrem com este problema tão sério.Parabéns por levantar bandeiras. Voltarei. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É assustadora a estatística de obesidade. Acho legal a prevenção. A ansiedade faz com que exageremos em comida e nem percebemos que ganhamos 10k aos poucos,dali a pouco 20k...ADOREI A REPORTAGEM.
    montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. oi ju ....passei pra te desejar uma semana maravilhosa .cheia de conquistar amiga
    q deus te abençoe ....beijos no coraçao linda

    ResponderExcluir
  4. Um assunto a ser tratado com seriedade e muito cuidado.
    Bjos querida e tenha dias de luz!

    ResponderExcluir
  5. OI Juliana, vim para te dar um beijo, e te desejar um ótimo fim de semana, com mais conquistas interiores e exteriores.Beijos

    ResponderExcluir
  6. O amor pode florescer
    e dar frutos ou florescer
    e perfumar a saudade...

    Valquiria Cordeiro

    BOM FDS e Beijos Meus!M@ria

    ResponderExcluir